ONU mobiliza apoio na Conferência Internacional sobre Paquistão Resiliente ao Clima | Land Portal

Foto: Phil Dolby/Flickr

Evento acontece quatro meses após início das inundações que afetaram um terço do país; desastre natural deixou mais de mil mortos e impactou 33 milhões de pessoas; crianças sob risco de infecções respiratórias devido a águas contaminadas e estagnadas.

Centenas de pessoas se reúnem nesta segunda-feira, em Genebra, na Conferência Internacional sobre o Paquistão Resiliente ao Clima.

Participam o secretário-geral António Guterres, parceiros de cooperação, representantes de Estados-membros, instituições financeiras, entidades do setor privado e agências humanitárias.

Mais de 33 milhões de vítimas

O evento pretende mobilizar a doação de auxílio essencial urgente e garantir fundos para salvar vidas.

As chuvas iniciadas em agosto passado deixaram um terço das terras do país inundadas e mais de mil mortos. Mais de 33 milhões de vítimas sofreram com os temporais que começaram em junho.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, revelou que cerca de 4 milhões de crianças ainda vivem perto de águas contaminadas e estagnadas mais de quatro meses após a declaração do estado de emergência.

A situação que coloca em risco a sobrevivência e o bem-estar infantil é acelerada por infecções respiratórias agudas, uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo. Os casos de doença dispararam em áreas atingidas pelas inundações.

Necessidades imediatas e de longo prazo

Em locais monitorados pelo Unicef, o número de casos de crianças com desnutrição aguda grave quase dobrou entre julho e dezembro, em relação a 2021. Estima-se que 1,5 milhão de menores ainda precisam de apoio nutricional.

A agência da ONU fez um apelo aos países para que priorizem as necessidades imediatas e de longo prazo por meio da “prestação de assistência baseada em princípios, de forma sustentada e flexível.”

A base da resposta internacional devem ser as necessidades locais, permitindo uma resposta e recuperação que acompanhe o retorno das pessoas aos lares, enquanto são reforçados as infraestruturas e os serviços resilientes ao clima.

De acordo com a agência, os menores necessitados carecem de serviços de saúde, nutrição, aprendizado, proteção, higiene e saneamento.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página