Banco Africano de Desenvolvimento e FIDA reúnem esforços para duplicar a produção dos agricultores africanos | Land Portal

Foto: Ralf Steinberger/flickr

O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) estão a juntar-se na "Missão 1 para 200" para ajudar 40 milhões de agricultores africanos através de uma nova iniciativa que irá duplicar a produtividade e produzir 100 milhões de toneladas de alimentos para 200 milhões de pessoas. 

Ambas as organizações concordaram em lançar a iniciativa, denominada Missão 1 para 200, durante a Cimeira Africana da Alimentação em Dakar, que decorre esta semana. O seu objectivo é aumentar o financiamento para os sectores agrícola e alimentar.

A Missão 1 para 200 irá reforçar a resiliência, ajudando os sistemas alimentares e os agricultores a adaptarem-se às alterações climáticas e a reduzir o impacto ambiental e as emissões da agricultura. Além disso a iniciativa irá duplicar a produtividade agrícola através da utilização de tecnologia e aconselhamento de ponta e inteligentes do ponto de vista climático, trabalhando também no sentido de trazer maior investimento a regiões frágeis que são desproporcionadamente afectadas pelas alterações climáticas e muitas vezes consideradas "demasiado arriscadas".

Para atingir estes objectivos, a Missão 1 para 200 irá alavancar o sector privado, desarmar e desbloquear mais investimento privado para promover uma produção melhorada e adaptada ao clima, bem como uma adição de valor.

A iniciativa trabalhará também para construir o ambiente favorável e político para os sistemas alimentares e fornecer modelos de entrega que analisem as estruturas da cadeia de abastecimento para a prestação de serviços que melhorem a produtividade e a rentabilidade dos pequenos agricultores.

O presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, e o presidente do IFAD, Alvaro Lario, assinaram uma carta de intenções cimentando a sua parceria à margem da Cimeira Alimentar Africana sobre "Soberania e Resiliência Alimentar".

A cimeira, que começou na quarta-feira e termina hoje, é co-organizada pelo Governo do Senegal e pelo Banco Africano de Desenvolvimento. Reunindo chefes de Estado africanos, ministros da agricultura, ministros das finanças, governadores dos bancos centrais, operadores do sector privado, organizações de agricultores e parceiros de desenvolvimento, a cimeira está a mobilizar vontade política de alto nível e recursos financeiros para os pactos de distribuição de alimentos e agricultura.

O Presidente Adesina afirmou desde o início que a cimeira tinha visto um forte empenho em abordar a necessidade de financiamento adicional no sector agrícola dos países africanos. Adesina disse que a Missão 1 para 200 proporcionaria um forte mecanismo de apoio e financiamento aos governos africanos. 

"Esta iniciativa pioneira irá fomentar empreendimentos agrícolas inovadores para impulsionar a produção alimentar, aumentar a eficiência num quadro de dinâmica de mercado reforçada e sistemas alimentares sustentáveis, estimular mudanças políticas, e explorar oportunidades de co-financiamento através da colaboração com outros parceiros de desenvolvimento, recorrendo à perícia de ambas as instituições", disse Adesina.

O presidente do IFAD, Alvaro Lario, disse que apenas os investimentos na agricultura que apoiassem os pequenos agricultores tirariam a África de uma "preocupante espiral descendente de crise após crise". 

"Os investimentos estratégicos aumentarão a produtividade agrícola, construirão a soberania alimentar e abrirão o caminho para uma distribuição e acesso mais equitativo aos alimentos, trazendo oportunidades para todos", disse Lario. 

Ao alavancar os investimentos tanto do FIDA como do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, a Missão 1 para 200 irá mobilizar financiamento adicional de fontes doadoras inovadoras e não tradicionais, bem como de investidores do sector privado. A iniciativa irá aproveitar a dinâmica em torno da adaptação e mitigação do clima para abordar fundos verdes e fundos climáticos como uma solução de apoio a longo prazo.

A Missão 1 para 200 congratula-se com a participação e contribuição de outros parceiros de desenvolvimento. 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página