Seca provocada pelo El Niño coloca Timor-Leste em alerta de segurança alimentar | Land Portal

Foto: UNDP Climate/Flickr (CC BY-NC 2.0)

Fenômeno natural afetará severamente a agricultura; plano de mitigação envolve prontidão operacional para adquirir arroz em escala para aumentar a reserva nacional de grãos; 12 dos 14 municípios do país já tem sinais claros de seca. 

A seca causada pelo fenômeno climático El Niño representa um risco de escassez de alimentos em Timor-Leste, diante da dependência do país da agricultura de sequeiro, desenvolvida na época chuvosa.

O alerta urgente de segurança alimentar foi emitido pelo governo nesta terça-feira, juntamente com o Programa Mundial de Alimentos, PMA, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO.  

Poucas chuvas até 2024

Timor-Leste já dá sinais claros de seca em 12 dos 14 municípios, com base em dados oficiais. O país enfrenta a possibilidade iminente de uma estação seca prolongada induzida pelo El Niño e previsões de baixa precipitação até o início de 2024, o que afetará severamente a agricultura.

A Representante e Diretora Nacional do PMA, Alba Cecilia Garzon Olivares, disse que "os atuais níveis de insegurança alimentar em Timor-Leste já afetam 22% da população, impactando 300 mil pessoas”.

Segundo ela, “os impactos antecipados do El Niño podem mergulhar a população ainda mais nos extremos da fome”.

A última seca do El Niño afetou mais de um terço de todas as famílias, com três em cada 10 pessoas no país sofrendo escassez de alimentos entre 2015 e 2016.

Ações imediatas

O alerta de outubro descreve as ações que estão sendo tomadas para preparar as comunidades em todo o país. 

O documento também inclui as análises e dados mais atualizados sobre os municípios em risco, com Oecusse, Viqueque e Liquica atualmente avaliados como o nível de risco mais elevado.

O alerta estabelece uma série de ações de mitigação imediatas e de médio prazo, incluindo a necessidade urgente de prontidão operacional para adquirir arroz em escala para aumentar a reserva nacional de grãos. 

Além disso, é necessário garantir o armazenamento seguro e o pré-posicionamento de alimentos e apoiar os agricultores com melhorias na agricultura e na distribuição de água.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página