We World e CTV capacitam Jovens Embaixadores Ambientais em Mocambique | Land Portal

Foto: Trond Viken, Utenriksdepartementet/Flickr (CC BY-ND 2.0 DEED)

Cerca de 24 participantes jovens, provenientes das comunidades das províncias de Maputo, Inhambane, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado foram selecionados para participar num evento transformador que visa a capacitação de embaixadores ambientais que deverão impulsionar a sensibilização comunitária.

O propósito central dessa iniciativa é de incutir nos jovens a consciência e a sensibilidade necessárias para enfrentar os desafios ambientais prementes. Durante quatro dias intensos, a Cidade de Maputo serviu como cenário inspirador para esta jornada de aprendizado, que foi projetada para decorrer de forma híbrida, presencial e  virtualmente.

A formação não se limitou apenas à teoria, uma vez que os participantes também foram orientados sobre estratégias práticas de sensibilização, incluindo campanhas de media, parcerias comunitárias e o aproveitamento dos recursos locais. Foram ainda desenvolvidas habilidades essenciais em monitoria, avaliação e produção de relatórios para garantir que o impacto. das acções ambientais. seja devidamente documentado e apreciado.

Os temas abordados foram meticulosamente selecionados para abranger uma variedade de questões ambientais cruciais, desde os problemas fundamentais até às estratégias de gestão sustentável dos preciosos recursos naturais. 

Destaque-se que a campanha de sensibilização foi concebida com uma abordagem multimídia, utilizando desde postagens envolventes em redes sociais até a produção de conteúdo audiovisual impactante.

Além disso, uma ênfase significativa foi dada ao planeamento de estratégias de réplica das campanhas, visando criar um efeito multiplicador que alcance ainda mais comunidades em todo o país.

Esta actividade decorre no contexto do projeto "Clima de Mudanças", conduzida pela We World e o CTV cuja implementação vai até 2025, e que representa um marco importante na capacitação da juventude moçambicana, preparando-os para liderar a defesa ambiental e promover a sustentabilidade em suas próprias comunidades.

 

Comparta esta página