Disputas de terreno representam cerca de 5,55% dos registos cadastrais em Timor-Leste | Land Portal
João Loução, diretor de projeto e técnico do SNC, um consórcio luso-timorense que está a efetuar o registo cadastral de terras e propriedades em Timor-Leste, explicou hoje que o processo de registo de disputas é essencial.
 
"O grande desafio, mesmo que haja disputas é que os cidadãos registem e declarem a propriedade. Precisamos de saber que disputa existe para a tentar resolver", explicou no seminário "Timor-Leste: Arquitetura e Ordenamento do Território. Ontem e Hoje", que decorre hoje no Centro Cultural português em Díli.
 
Até ao momento, o SNC registou mais de 218 mil parcelas, sendo que a nível nacional 5,5% dessas tiveram disputas, tanto de título de propriedade como relativamente às balizas do terreno, disse João Loução.
 
Entre os temas em debate neste seminário contam-se questões como o quadro legal do ordenamento do país e ainda o do ensino da arquitetura em Timor-Leste.
 
Durante a jornada vão ainda ser debatidos aspetos como o inventário do património histórico edificado, o projeto de reabilitação da histórica Pousada de Baucau e abrigos da luta da resistência como património cultural.
 
Será ainda dada a conhecer a política da Secretaria de Estado da Arte e Cultura para "preservar, salvaguardar e promover o património arquitetónico de Timor-Leste" e apresentada a obra "Arquitetura Sustentável em Timor-Leste".
 
Além do levantamento e mapeamento cadastral do território, o SNC está a criar uma base de dados informática do cadastro e um sistema de avaliação patrimonial.
 
Iniciadas em setembro de 2014 em Díli e alargadas ao resto dos municípios de Timor-Leste até junho de 2015, as atividades de levantamento cadastral estão atualmente a decorrer em algumas das zonas mais remotas do país.
 
Para ajudar a facilitar o processo de registo as equipas do SNC no terreno conduzem ações regulares de socialização, tendo desde 2015 levado a cabo mais de quatro mil encontros entre os quais centenas de mediação e resolução de disputas.
 
Antes dos certificados de propriedade serem atribuídos, o SNC realiza processos de publicação.
 
De referir que o trabalho do SNC inclui ainda a instalação da Rede Geodésica de Timor-Leste, incluindo a "materialização, observação e cálculo das coordenadas para 10 marcos de 1ª ordem, 100 de 2ª ordem, 202 de 3ª ordem e 1,000 de 4ª ordem.
 
Inclui a avaliação patrimonial de todos os prédios registados, o desenvolvimento de software específico para o registo e gestão da informação cadastral em Timor-Leste e a produção de cartografia topográfica e temática para todo o território nacional.
 
ARMGeo, o software de recolha e gestão da informação cadastral, foi especificamente desenvolvida para cadastro e para Timor-Leste.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página