Bispos Filipinos lançam Carta Pastoral sobre Alterações Climáticas | Land Portal

A propósito das alterações climáticas que castigam países em todo o mundo, a Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCF) acaba lançar uma carta pastoral onde trata dessas alterações e apelam para a implementação de ações concretas que invertam o ciclo de devastação do planeta.

A Carta Pastoral, publicada neste mês de julho é a oitava de uma série de textos que a Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas já dedicou à questão do ambiente, nos últimos 30 anos.
 
O primeiro documento, datado de 1988, tinha como título ‘O que é que está acontecendo com a nossa linda Terra?'.
 
A atual Carta
 
O documento atual foi publicado pelo Vatican News.
 
Na carta dos Bispos filipinos é feito um desfio às diversas comunidades para que haja uma "conversão ecológica" para que sejam capazes de "ouvir o grito da Terra" e para que sejam capazes de ‘mitigar os efeitos nocivos das alterações climáticas".
 
Causas do desequilíbrio
 
A Carta Pastoral enumera práticas que persistem no território das Filipinas e que ameaçam o equilíbrio ambiental e humano.
 
Ela fala de uma "atividade mineira irresponsável, a construção de barragens, a crescente dependência da energia baseada em combustíveis fosseis, como o carvão".
 
Para Dom Romulo Valles, arcebispo de Davao e presidente da Conferência Episcopal das Filipinas, "Vários estudos indicam que as Filipinas são um dos territórios mais vulneráveis às alterações climáticas".
 
Para ele é essencial "ativar a ação climática em nome do planeta" e também "em nome de todos quantos não têm voz" no mundo.
 
Responsabilidades
 
Os bispos católicos não omitem a responsabilidade da Igreja Católica nesta matéria.
 
Eles pedem que também as instituições católicas retirem o seu investimento de projetos relacionados com o uso de "energias sujas", como "centrais elétricas impulsionadas a carvão, as companhias mineiras e outros projetos destrutivos deste gênero".
 
"O desinvestimento desde gênero de projetos tem de ser encorajado", pode ler-se.
 
"Temos o imperativo moral de agir juntos e de forma decisiva de modo a salvaguardarmos a nossa casa comum. Trata-se de uma responsabilidade e de um dever de todos os cristãos", afirmam os Bispos das Filipinas. (JSG)

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página