A cada 5 segundos, mundo perde quantidade de solo equivalente a um campo de futebol | Land Portal | Asegurando los Derechos a la Tierra a través de Datos Abiertos
A cada 5 segundos, o mundo perde uma quantidade de solo equivalente a um campo de futebol. No ritmo atual, mais de 90% de todos os solos da Terra podem ser degradados até 2050.
 
Esses são alguns dos fatos que as Nações Unidas estão destacando esta quinta-feira para marcar o Dia Mundial do Solo. O tema da campanha desse ano é “Pare a erosão do solo, salve nosso futuro”.
 

Campanha

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, “à medida que a população da Terra continua se expandindo, esse é um problema crescente.”

 
Com a campanha, a agência pretende envolver pessoas, governos e organizações de todo o mundo na proteção desse recurso. Segundo a FAO, “a fertilidade do solo continuará sendo afetada de forma negativa num ritmo alarmante, ameaçando a cadeia global de alimentos e a segurança alimentar.”
 
Causas
 
Vento, chuva e agricultura industrial aceleram a erosão do solo, mas a ONU diz que seus efeitos podem ser reduzidos antes que o mundo enfrente perdas calamitosas de produtividade agrícola e funções importantes de vários ecossistemas.
 
Atividades como lavoura, monocultura, pastoreio, expansão urbana, desmatamento e atividades industriais e de mineração podem cortar pela metade o rendimento dos solos.
 
A cobertura vegetal dos solos, incluindo arbustos, árvores e outros, pode reduzir a erosão do vento em mais de 80%. Também pode aumentar a capacidade de absorção de água, reduzindo a compactação do solo e impedindo a criação de ravinas que impedem o trabalho agrícola. Práticas reduzidas de agricultura ou plantio direto também são eficazes, especialmente em regiões mais secas.
 
 
Controle
 
Para muitos agricultores, as medidas de controle da erosão levam muito tempo a ter resultados. Além disso, seus impactos podem ocorrer muito longe dos locais degradados, quando o escoamento de águas com agroquímicos contamina fontes de água.
 
O setor de uso da terra representa quase 25% do total de emissões globais de gases de efeito estufa. A ONU enfatiza que a sua reabilitação e gestão sustentável é fundamental para combater as alterações climáticas.
 
Na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a meta de número 15 estabelece o objetivo de deter e reverter a degradação da terra.
 
O Dia Mundial do Solo foi aprovado pela Assembleia Geral em 2013 e marcado, pela primeira vez, em 2014.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página