PCP quer suspender despejos até dezembro e mais dinheiro para autarquias | Land Portal
O PCP propôs hoje um segundo grupo de propostas de alteração ao Orçamento Suplementar, para responder à crise pandémica, como a prolongamento da suspensão dos despejos até final do ano e um reforço orçamental para as autarquias.
 
Em comunicado, o grupo parlamentar comunista considera "fundamental assegurar" o "equilíbrio económico e financeiro" das autarquias, para que "possam ter as condições para suportar as despesas imprevistas no combate ao surto epidémico", tendo também em conta "uma redução de receita" que acompanha a quebra dos "rendimentos das famílias e das atividades económicas".
 
Por isso, propôs o "reforço das transferências do Orçamento do Estado para as autarquias, ao abrigo do Fundo de Equilíbrio Financeiro e do Fundo Social Municipal".
 
A bancada do PCP defende ainda uma moratória no pagamento das rendas através de uma "redução do valor da renda na mesma proporção da perda de rendimentos pelo agregado familiar", sendo a "diferença apoiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU", consoante o valor patrimonial tributário.
 
É ainda proposta a suspensão do pagamento de rendas ao IHRU para os agregados familiares com quebra de rendimento e para os pequenos lojistas dos centros comerciais é reduzido "substancialmente os seus encargos com o contrato de alojamento face à acentuada quebra de receitas que tiveram e estão a ter", lê-se ainda no comunicado.
 
Na área da Educação, o PCP propõe "o reforço na contratação de trabalhadores para a escola pública" e "a regularização de vínculos precários de forma a assegurar o cumprimento das normas sanitárias e o regresso com segurança à escola", no início do próximo ano letivo.
 
Já no Ensino Superior e na Ciência, a bancada comunista defende o prolongamento dos "contratos a termo nas instituições de ensino superior, dos contratos de bolsa, no âmbito dos concursos de estímulo ao emprego científico e de projetos de I&D (investigação e desenvolvimento) e de diversos contratos no âmbito de projetos de investigação, protegendo os postos de trabalho".
 
Na Cultura, é proposto um "apoio extraordinário de natureza 'não concorrencial' aos trabalhadores das artes e da cultura que desempenham profissões de natureza estritamente artística, técnico-artística ou de mediação artística".
 
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 473 mil mortos e infetou mais de 9,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
 
Em Portugal, morreram 1.540 pessoas das 39.737 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
 
Para responder à crise, o Governo apresentou um Orçamento Suplementar, aprovado apenas com os votos a favor do PS no parlamento.
 
O executivo prevê que a economia recue 6,9% em 2020 e que cresça 4,3% em 2021.
 
A taxa de desemprego deverá subir para 9,6% este ano, e recuar para 8,7% em 2021.
 
Em consequência da forte recessão, o défice orçamental deverá chegar aos 6,3% do Produto Interno Bruto em 2020 e a dívida pública aos 134,4%.

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página