SEXTAS URBANAS: PROMOVENDO O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E A URBANIZAÇÃO EQUILIBRADA POR MEIO DO QUADRO DE DESENVOLVIMENTO ESPACIAL | Land Portal

10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique

Descrição
As “Sextas Urbanas” serão cinco encontros realizados no Circuito Urbano 2020 com a finalidade de divulgar ferramentas, metodologias e projetos implementados pelos escritórios do ONU-Habitat no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os encontros abordarão diversos temas, como: mapeamento e produção de dados, resiliência urbana, política e financiamento da urbanização, quadros de desenvolvimento espacial e Planos de Desenvolvimento para 2030.
 
O quarto encontro, intitulado “Sextas Urbanas: Promovendo o ordenamento do território e a urbanização equilibrada por meio do Quadro de Desenvolvimento Espacial”, apresentará:
 
(i) Quadro de Desenvolvimento Espacial (QDE): ferramenta projetada para apoiar os processos de tomada de decisão de governos nacionais, regionais e locais, criando uma compreensão espacial das condições territoriais e socioeconômicas e definindo uma visão e estratégia para maximizar os benefícios dos investimentos e apontar um planejamento mais efetivo para a sua implementação. A ferramenta utiliza a Matriz de Funções (MoF) para fornecer evidências a partir de uma metodologia simplificada, rápida e participativa de coleta de dados, além da compreensão da estrutura regional, das dinâmicas territoriais e dos papéis que os assentamentos assumem nessa estrutura.
 
Programação:
• Paola Vasconcelos: Moderação
• Montse Gibert: Abertura e apresentação da ferramenta Quadro de Desenvolvimento Espacial (QDE) (15 min)
• Breves impressões dos(as) participantes sobre o QDE (10 min)
• Dinis Dinis: Experiências e desafios no contexto de Moçambique (10 min)
• Edinilson da Silva: Experiências e desafios no contexto de Guiné-Bissau (10 min)
• Francisca Santos: Os desafios espaciais no contexto de Cabo Verde (10 min)
• Espaço para troca de experiências dos(as) beneficiários da metodologia (10 min)
• Dúvidas e debates (10 min)
• Encerramento (5 min)
 
Moderação
Paola Vasconcelos
Analista de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ONU-Habitat | Guiné-Bissau) – Guiné-Bissau
Arquiteta e Urbanista (IFF), Mestre em Planeamento Urbano e Cooperação Internacional (TU Darmstadt/UIC Barcelona), com especialização em Gerenciamento de Projetos pela FGV-Rio. Analista de Desenvolvimento Urbano Sustentável do ONU-Habitat em Guiné-Bissau, atuando na elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento e em análises espaciais e de territórios.
 
Painelistas
Montse Gibert
Consultora Internacional de Planejamento Urbano e Regional (ONU-Habitat | África Lusófona) – África Lusófona
Licenciada em Arquitectura pela Universidade Politécnica de Catalunha (Espanha), com 20 anos de experiência profissional, atuando em planos estratégicos para apoiar os processos de tomada de decisão para alcançar o desenvolvimento territorial participativo e ambientalmente sustentável em diversos países. Consultora Internacional de Planeamento Urbano e Regional para o ONU-Habitat em distintos países da África e da Ásia.
 
Dinis Dinis
Oficial de Habitação e Planejamento Regional (ONU-Habitat | Moçambique) – Moçambique
Licenciado em Arquitetura e Planeamento Físico e Mestre e Especialista em Planeamento e Gestão de Assentamentos Informais. Com 12 anos de experiência nas áreas de arquitetura, planeamento territorial regional e urbano e gestão de projetos. Há 8 anos atua como Oficial de Habitação e Planeamento Regional no ONU-Habitat em Moçambique, no escritório da Beira.
 
Francisca Santos
Gestora de Programa (Direção Nacional do Planeamento, Ministério das Finanças | Cabo Verde) – Cabo Verde
Gestora do Programa Valorização das Ilhas e dos Recursos Endógenos, na Direção Nacional do Planeamento, Ministério das Finanças. Formada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa. Possui experiência de 16 anos, desempenhando funções na Administração Central como Local, Conselheira do Primeiro Ministro, Diretora de Desenvolvimento Local, Diretora Geral da Descentralização e Administração Local, Secretária Municipal, entre outras.
 
Edinilson da Silva
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Guiné Bissau) – Guiné-Bissau
Graduado em Administração de Empresa (UFS, Brasil). MBA em Gerenciamento de Projeto (UNIT, Brasil). Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (UFS, Brasil). Atuou como Diretor Geral da Célula de Avaliação de Impacto Ambiental na Secretaria de Estado do Ambiente (atual Ministério do Ambiente e Biodiversidade) em Guiné Bissau. Foi professor na Escola Nacional de Administração (ENA). Oficial Nacional do ONU-Habitat para Guiné Bissau desde 2015. 
 
Assita o evento aqui. 

Comparta esta página