Congresso: "(Geo)Políticas da Contenção e da Circulação" | Land Portal | Sécurisation des droits fonciers à travers les données ouvertes
Trinta anos depois da queda do Muro de Berlim, o mundo que se apresenta na atualidade é bem diferente do que aquele que se apresentava como possível à época. Surgiam as promessas de livre circulação, de derrubada dos muros e de fim das fronteiras, em direção à chamada "aldeia global".
 
Se já naquela época já era possível esquadrinhar algumas contradições desta proposta, na atualidade os muros e as fronteiras voltaram - não de forma necessariamente agradável - à pauta de discussão política e ao cerne das discussões sobre legitimidade do uso do espaço. Muros que já existiam fisicamente somam-se, hoje a diversos muros visíveis e invisíveis que constituem o mundo em que vivemos.
 
Desta forma, e para debater esse elemento fundamental da realidade política contemporânea, o Congresso RIMA 2019 aborda o tema das "(Geo)Políticas da Contenção e da Circulação". Buscando uma visão em paralaxe, que procure reunir diversas formas diferentes de observar o mesmo tema, propõe-se um conjunto de reflexões e debates em torno do tema. Abrangendo um conjunto de diversas atividades tais como conferências, mesas-redondas, oficinas e filmografias, buscaremos, nos dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2019, debater a relevância da(s) política(s) de circulação e contenção no espaço.

Partagez cette page