Agricultura e produção de alimentos envolvem metade da população mundial | Land Portal
Author(s): 
ONU News
Language of the news reported: 
Portuguese

Levantamento da FAO revela que 3,83 bilhões de pessoas dependem de sistemas agroalimentares para sua subsistência; setor gera 1,2 bilhão de empregos; na maioria dos países analisados, jovens representam metade da força de trabalho.



Quase metade da população mundial vive em domicílios ligados a sistemas agroalimentares. Essa é a conclusão de um estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, divulgado na segunda-feira.


O levantamento indica ainda que o setor emprega 1,2 bilhão de pessoas, sendo 857 milhões na agricultura e 375 milhões nos segmentos não agrícolas dos sistemas agroalimentares.


Concentração na Ásia e África


Os dados consideram toda a cadeia produtiva, desde aqueles que atuam no campo, inclusive de forma sazonal, até aqueles que trabalham com produção, processamento e distribuição de alimentos.


De acordo com a FAO, a Ásia concentra a maior quantidade de pessoas empregadas nos sistemas agroalimentares, com 793 milhões, seguida pela África, com 290 milhões.


Além disso, o estudo acrescenta que dos 3,83 bilhões de pessoas que dependem de sistemas agroalimentares para sua subsistência, 2,36 bilhões vivem na Ásia e 940 milhões na África.


A agência observa que, nos países de renda baixa, a maioria da população economicamente ativa trabalhou ao menos uma vez no setor.


Prevalência dos jovens


Na maioria das nações pesquisadas, os jovens, definidos como pessoas de 15 a 35 anos, representam cerca de metade de todos os trabalhadores do sistema agroalimentar. A participação desta população é geralmente maior no processamento de alimentos e serviços.


A FAO identificou que o primeiro ano da Covid-19 levou a uma redução de 6,8% no número de empregados nos sistemas agroalimentares. O impacto da pandemia foi maior na América Latina, onde o emprego caiu 18,8%.


O diretor da Divisão de Transformação Rural Inclusiva e Igualdade de Gênero da FAO, Bem Davis, é o principal autor do relatório. Ele disse que os sistemas agroalimentares têm que ser sustentáveis e que fatores como nutrição, saúde e mudanças climáticas precisam ser considerados.


Os sistemas agroalimentares abrangem a produção agrícola primária de produtos alimentares e não alimentares, a produção de alimentos de origem não agrícola e a cadeia de abastecimento alimentar, do produtor ao consumidor.


Em nível global, esses sistemas geram cerca de 11 bilhões de toneladas de alimentos, a cada ano, e formam a espinha dorsal de muitas economias.


 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page