Perfil dos estabelecimentos da agricultura familiar no estado de Mato Grosso com base nos dados do censo agropecuário de 2017 | Land Portal
Fonte: Revista GEPEC

Resource information

Date of publication: 
February 2024
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
1679-415X
Pages: 
21
License of the resource: 

Foto: Revista GEPEC

O estudo pretende retratar a situação dos estabelecimentos da agricultura familiar no estado de Mato Grosso. Para tanto, propôs-se como objetivo geral descrever o atual cenário das propriedades da agricultura familiar no estado com base nos dados do Censo Agropecuário levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017. Esta pesquisa se torna importante pelo fato de a agricultura familiar responder por aproximadamente 70% dos estabelecimentos rurais no estado, porém não chegando a 10% da concentração de terras agricultáveis. Em conclusão, os dados do IBGE de 2017 evidenciam a importância da agricultura familiar em Mato Grosso, com 69% dos estabelecimentos rurais pertencentes a esse setor. A concentração de terras, desigualdades raciais e de gênero, bem como a falta de acesso a crédito e orientação técnica, são questões evidentes. A predominância da pecuária, o uso limitado de práticas agrícolas sustentáveis e a baixa adoção de tecnologia são pontos de atenção. A dependência da agricultura familiar para o desenvolvimento socioeconômico requer políticas específicas, especialmente focadas no acesso ao crédito e na orientação técnica.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Anderson Nunes de Carvalho Vieira

Joao Edmilson Fabrini

Publisher(s): 
Foto: Informe GEPEC

Informe GEPEC (Informe GEPEC )

Informe GEPEC é uma revista científica de acesso aberto,  que publica textos teóricos e empíricos na área de desenvolvimento regional, desenvolvimento territorial e desenvolvimento rural. Ela é editada desde 1996, conjuntamente pelo  Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado e Doutorado), Programa de Pós-Graduação Economia (Mestrado), Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e o Colegiado de Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) — Campus de Toledo.

Share this page