Petição para Fortalecer os Direitos Humanos dos Camponeses | Land Portal

Os camponeses, pescadores, pastores e outras pessoas que trabalham em áreas rurais produzem a maioria da comida saudável e diversa que comemos todos os dias. Na Europa e em todo o mundo, desempenham um papel central para assegurar a soberania alimentar das nossas comunidades e a resiliência do nosso sistema alimentar face às alterações climáticas. Contudo, as pequenas propriedades estão a desaparecer rapidamente e a agricultura camponesa está sob ameaça devido à expansão da agricultura industrial, à acumulação de terras e ao desmantelamento do apoio público.


Os camponeses e outras pessoas que trabalham no mundo rural enfrentam discriminações sistemáticas, sendo as mulheres rurais particularmente afetadas. Elas precisam do vosso apoio para continuar a criar alternativas agroecológicas e resilientes à agricultura industrial e para desenvolver sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis para o futuro do nosso planeta.


O processo respeitante à “Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e outras Pessoas que Trabalham em Áreas Rurais” visa criar um instrumento internacional de direitos humanos para melhorar a promoção e proteção dos seus direitos e focar a atenção nas ameaças e na discriminação de que são alvo camponeses e outras pessoas envolvidas na produção de pequena escala de alimentos em todo o mundo. O atual draft da Declaração é resultado do trabalho desenvolvido pela La Via Campesina (LVC) durante mais de 15 anos, apoiado pela FIAN International e pelo CETIM (Europe Third World Centre), com o apoio de outros movimentos sociais. Este processo tem uma estratégia única, na medida em que prevê o reconhecimento da Declaração pelas Nações Unidas e no sistema de governança internacional dos direitos humanos, através das vozes, preocupações e reivindicações levantadas pelos movimentos camponeses de base. A maioria das mesas de trabalho de lobby decorrem no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas durante sessões do grupo de trabalho intergovernamental; a próxima sessão está marcada para 15 a 19 de maio de 2017. De forma a pressionar os governos, precisamos de fortalecer a nossa posição e conferir-lhe um forte e amplo eco em toda a Europa.


Junte-se ao movimento pelos Direitos dos Camponeses e encoraje a UE e os seus Estados Membros a participarem ativamente e de boa-fé na elaboração de uma “Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses”. Exija que o Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país reconheça os Direitos dos Camponeses, incluindo os seus direitos à terra, sementes, biodiversidade, rendimentos e qualidade de vida decentes e meios de produção. Exija agora o direito dos povos à soberania alimentar, assinando esta petição.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page