AQUECIMENTO GLOBAL: UMA VISÃO CRÍTICA | Land Portal | Securing Land Rights Through Open Data
UFPR

Resource information

Date of publication: 
August 2008
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
1980-055X
Pages: 
18
License of the resource: 
Copyright details: 
Revista Brasileira de Climatologia
Nos últimos 150 anos, a temperatura média global aumentou em cerca de 0,7°C. Esse aumento está sendo atribuído à intensificação do efeito-estufa pelas atividades antrópicas, como queima de combustíveis fósseis e florestas tropicais, que emitem CO2 - um dos gases de efeito-estufa, porém não o mais importante – e teriam elevado sua concentração de 280 ppmv para 380 ppmv
no mesmo período. Discutiu-se criticamente a hipótese do aquecimento global antropogênico, demonstrando que ela carece de bases científicas sólidas e está fundamentada principalmente em resultados de modelos de clima (MCG), cujas equações matemáticas não representam adequadamente os processos físicos que ocorrem na atmosfera, particularmente o ciclo hidrológico. Ou seja, as projeções futuras dos MCG, resultantes de cenários hipotéticos, são meros exercícios acadêmicos, não confiáveis e, portanto, não utilizáveis para o planejamento das atividades humanas e o bem-estar social. Argumenta-se que a influência humana no clima, se existir, seja muito pequena e impossível de ser detectada em face de sua grande variabilidade natural. Considerando essa variabilidade, é muito provável que ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento. 

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Luiz Carlos Baldicero Molion
Publisher(s): 
RBC

Revista Brasileira de Climatologia (Revista Brasileira de Climatologia )

A Revista Brasileira de Climatologia (RBCLima) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Climatologia – ABClima, associação científica sem fins lucrativos. Têm por objetivo divulgar artigos inéditos produzidos por pesquisadores e docentes que atuam na área de Climatologia, Geografia, Meteorologia, Ecologia, Agronomia, Engenharia, Arquitetura e demais áreas correlatas. Além da pretensão de ser um veículo de conhecimento e informação, propõe-se a estimular a produção científica dos estudiosos da climatologia e divulgar o estado da arte deste campo do conhecimento.

Share this page