Impacto do desmatamento progressivo da Amazônia na precipitação do Brasil | Land Portal | Securing Land Rights Through Open Data
RBC

Resource information

Date of publication: 
January 2019
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2237-8642
Pages: 
24
License of the resource: 
Copyright details: 
Revista Brasileira de Climatologia

A Floresta Amazônica possui importância indispensável para o equilíbrio terrestre, pois proporciona diversos serviços ambientais. O desmatamento é uma ameaça imediata a este ecossistema, pois afeta os níveis de evapotranspiração da floresta, tornando o clima local mais quente e seco; podendo influenciar no clima além de seus limites, devido à circulação atmosférica. Este estudo avalia os efeitos de longo prazo do desmatamento progressivo da Amazônia sobre a precipitação no Brasil, através do modelo CCM3-IBIS. Os resultados encontrados mostraram anomalias negativas com maior intensidade nos meses de setembro, outubro e novembro afetando o regime de chuvas em grande parte das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Já as anomalias anuais mostraram a influência da localização da floresta sobre as áreas que tiveram os índices pluviométricos reduzidos, em praticamente toda a Região Norte, leste da Região Nordeste e norte da Região Centro-Oeste. Além disso, os resultados de anomalias negativas anuais demonstraram que o impacto do desmatamento não é linear, pois no cenário de desmatamento total foram observadas anomalias negativas menos intensas que no cenário onde 60% da floresta foi transformada em pastagem. Em contrapartida, nas Regiões Sudeste e Sul prevaleceram as anomalias positivas de precipitação.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Tamiris Xavier Amorim, Mônica Carneiro Alves Senna, Marcio Cataldi
Publisher(s): 
RBC

Revista Brasileira de Climatologia (Revista Brasileira de Climatologia )

A Revista Brasileira de Climatologia (RBCLima) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Climatologia – ABClima, associação científica sem fins lucrativos. Têm por objetivo divulgar artigos inéditos produzidos por pesquisadores e docentes que atuam na área de Climatologia, Geografia, Meteorologia, Ecologia, Agronomia, Engenharia, Arquitetura e demais áreas correlatas. Além da pretensão de ser um veículo de conhecimento e informação, propõe-se a estimular a produção científica dos estudiosos da climatologia e divulgar o estado da arte deste campo do conhecimento.

Share this page