LEITURAS DA PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | Land Portal

14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique

 

Descrição
Leituras da pandemia trata dos desafios das cidades e seus habitantes em três diferentes realidades: Brasil, Angola e Guiné-Bissau. Dentro de uma proposta interdisciplinar, relatos, estudos de caso e reflexões entrelaçam temas do direito à cidade, acessibilidade e políticas educacionais, demandas de grupos vulneráveis como deficientes e portadores de doenças raras, violência de gênero e violência contra os idosos, além dos impactos psicológicos do Covid 19 para a saúde mental. As perspectivas de diferentes profissionais e instituições traz novos horizontes na medida em que mostra problemas comuns aos diferentes países, bem como soluções implementadas e buscadas, no contexto de uma doença que atinge a todos e que reforça a necessidade de um agir coletivo pautado na busca da efetividade dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
 
Moderação
Fernanda Mulin
Projeto LODS – Brasil
Mestre em Direito, Especialista pelo Programa DELNET, OIT-ONU, foi professora da Pós de Direito Privado da UFF e coordenou cursos de Pós-Graduação em Direito na Universo. Trabalhou no Ministério da Saúde e no Observatório de Saúde (FMS-Niterói). Escritora com publicações em 12 países e premiação na sede da UNESCO, em Paris. Doutoranda em Literatura Comparada (UFF) e Coordenadora do Projeto LODS.
 
Painelistas
Francisco António Macongo Chocolate
Vice Reitor – Angola
Graduado em Ciências da Educação e Psicologia - ISCED-CABINDA pela Universidade Agostinho Neto (2006). Mestre em Psicologia Educacional pelo UNIFIEO. Doutor em Educação pela UFMG. Vice Reitor para a Extensão e Cooperação da Universidade Onze de Novembro, em Cabinda, Angola.
 
Cleunismar Silva
Pesquisadora INEP – Guiné-Bissau
Historiadora e consultora de programas sociais. Lecionou na Universidade Pública Amílcar Cabral em Guiné-Bissau, e na Universidade Lusófona da Guiné-Bissau. Pesquisadora Associada ao INEP – Instituto Nacional Estudos e Pesquisas - Guiné-Bissau, África. Foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Guiné-Bissau.
 
Laís Medel
Psicóloga APAE-RJ – Brasil
Especialista em Psicanálise, Pós Graduada em Psicologia Infantil, Neuropsicologia e em Transtornos Alimentares. Psicóloga clínica, escolar e institucional, graduada na Estácio (Nova Friburgo). Possui experiência no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) Estácio em atendimento dos afetados em contexto de desastre no município de Nova Friburgo na ocasião das tragédias da Região Serrana, provocadas pelas enchentes em janeiro de 2011.
 
Luiz Cláudio Carvalho de Almeida
Promotor de Justiça (MPRJ) – Brasil
Promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Campos dos Goytacazes (RJ); foi Coordenador do CAO das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência – MPRJ. Diretor da Região Sudeste da AMPID. Ex-conselheiro do CONADE. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos e professor universitário.
 
Solane Carvalho 
Presidente da Policondrite Amigos – Brasil
Presidente da Policondrite Amigos – Rede Brasileira pela Policondrite Recidivante. Membro do Comitê Estadual de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Doenças Raras do Estado do RJ, Conselho Municipal de Saúde do RJ, Comitê Estadual de Saúde do RJ e Rede MVI. Ex-Presidente da ABRASPP, RJ, ex-Diretora da ABRASPP-Brasil. Pós-graduada e graduada em Letras (UFF), autora de 5 livros, membro do Coletivo Literário Mulherio das Letras Rio- Coletivo Sonia Peçanha.
 
Assita ao evento aqui. 

Share this page