Banco Mundial: investigue os microcréditos do Camboja | Land Portal
Foto: A.Man.From.Earth/Flickr
 
O Grupo Banco Mundial deve investigar alegadas vendas coagidas de terras e outros abusos de direitos vinculados a empréstimos predatórios e endividamento excessivo no setor de microcrédito, disse hoje a Human Rights Watch. Esses problemas de longa data pioraram durante a crise econômica resultante da pandemia de Covid-19.
 
Um relatório externo de março de 2020, o Índice de Microfinanças de Alcance e Saturação do Mercado (MIMOSA), baseado em dados fornecidos pela Corporação Financeira Internacional do Grupo Banco Mundial (IFC), encontrou sérios problemas no setor de microcrédito do Camboja. Grupos da sociedade civil e relatórios encomendados por investidores corroboram esses achados, que destacam a necessidade de ações para proteger os tomadores de microcréditos no país.
 
“Os doadores internacionais para o setor de microcrédito do Camboja não deveriam alimentar um sistema que está abusando dos direitos de mutuários altamente endividados que lutam durante uma crise econômica e de saúde pública”, disse Phil Robertson, vice-diretor para a Ásia da Human Rights Watch. “A Corporação Financeira Internacional e outros doadores de microfinanças devem conduzir investigações de campo guiadas por considerações de direitos humanos antes de fazer mais investimentos no setor”.
 
O scorecard MIMOSA, que mede a penetração de mercado para tomadores de microcrédito, descobriu que a taxa de saturação de crédito do Camboja foi a mais alta entre os 11 países estudados. O tamanho dos empréstimos no Camboja continuou a crescer rapidamente ao longo dos anos, resultando no endividamento insuperável dos mutuários. O relatório MIMOSA observou que a proteção do cliente é “desigual” e não há ” [government policies] sobre vendas agressivas e práticas de cobrança de dívidas. ”
 
Chegou à “descoberta preocupante” de que as apreensões de garantias, que mais comumente são terras no Camboja, são uma parte regular das práticas de coleta. Ele também concluiu que “a regulamentação de proteção ao cliente precisa de um fortalecimento substancial” e observou que “a auto-regulamentação [of Cambodia’s micro-loan sector] é insuficiente.”
 
A Human Rights Watch, em julho, destacou as preocupações levantadas por grupos não governamentais cambojanos sobre abusos de direitos em microcréditos. Entre as preocupações mais prementes estão as vendas coagidas de terras – quando os oficiais de crédito pressionam os tomadores de empréstimos a vender terras para pagar dívidas. A pandemia de Covid-19 exacerbou a crise da dívida de microcrédito existente, causando severos golpes aos setores econômicos mais importantes do país e a perda de centenas de milhares de empregos temporários e permanentes.
 
O governo e os provedores de microcrédito não conseguiram abordar adequadamente esta crise, em vez de fornecer soluções de “reestruturação” insuficientes de empréstimos para mutuários em dificuldades financeiras – freqüentemente aumentando sua carga de dívida geral com juros significativos cobrados sobre extensões de reembolso de empréstimos. Os direitos dos mutuários a um padrão de vida adequado, principalmente o acesso a moradia adequada, também não estão sendo cumpridos.
 
O programa de reestruturação do empréstimo deve suspender a acumulação de juros, além de suspender o pagamento da dívida, disse a Human Rights Watch. A IFC deve cooperar com o governo cambojano para estabelecer um programa de reestruturação da dívida que não leve a um aumento do peso da dívida ou exija que os mutuários inadimplentes vendam terras para pagar suas dívidas, com o objetivo de evitar vendas de terras coagidas.
 
Apesar das sérias preocupações levantadas no relatório MIMOSA, o IFC em junho investiu um adicional de US $ 50 milhões em dois principais fornecedores de microcrédito no Camboja, Amret Plc. (Amret) e Hattha Kaksekar Limited (HKL), para “continuar a emprestar para pequenas empresas produtivas” e “apoiar os programas de empréstimos de capital de giro da Amret e HKL para micro, pequenas e médias empresas cambojanas […]. ” International Development Finance Corporation do governo dos Estados Unidos anunciado um empréstimo adicional de US $ 50 milhões para HKL em outubro.
 
A Human Rights Watch escreveu duas cartas à IFC relacionadas à venda de terras coagida e ao problema do superendividamento dos mutuários cambojanos, agravado pela Covid-19, e recomendou que as conclusões do relatório do MIMOSA fossem refletidas em suas futuras decisões de investimento.
 
Em sua resposta em 28 de agosto, o IFC reconheceu que “há preocupações legítimas sobre o endividamento” e o “superendividamento” no setor de microcrédito do Camboja. Em uma carta de acompanhamento em 5 de novembro, a IFC declarou que havia trabalhado com a Cambodian Microfinance Association (CMA) para emitir diretrizes aos membros do CMA que limitariam qualquer mutuário de ter mais de três empréstimos ativos de microfinanciamento. No entanto, um Relatório MIMOSA em 2016 constatou-se que o empréstimo de vários fornecedores de microcrédito – o chamado “empréstimo cruzado” – não é prevalente no Camboja.
 
Um problema maior é o rápido crescimento do tamanho dos empréstimos. Entre 2004 e 2014, o tamanho dos empréstimos cresceu quatro vezes mais que a renda anual dos mutuários. Grupos locais da sociedade civil também relataram que os mutuários estão geralmente evitando as restrições ao número de empréstimos que têm, buscando empréstimos adicionais de credores informais para pagar aos fornecedores de microcréditos.
 
A resposta da IFC também se referiu à Unidade de Proteção Financeira ao Consumidor do Banco Nacional do Camboja, que introduziu uma linha direta para os mutuários. Mas relatórios da sociedade civil revelou que grande parte da população predominantemente rural do país não conhece ou se recusa a confiar nos mecanismos de reclamações administrados pelo governo nacional ou pelos próprios provedores de microcrédito.
 
A IFC declarou que seus investimentos no setor visavam “aliviar a carga de pagamento de seus [clients’] mutuários, que experimentaram interrupções na produção e comércio e receitas em declínio devido à pandemia ”, e procuraram facilitar as atividades empresariais, comercializar a agricultura e melhorar“ o padrão de vida geral das pessoas ”. Contudo, pesquisa da sociedade civil mostra que a maioria dos micro-empréstimos não vão para gerar renda comercial, mas em vez disso são usados ​​para alimentação, saúde e despesas escolares para fornecer uma “vida saudável e digna. ” UMA pesquisa recente mostrou que o motivo mais comum para empréstimos durante a Covid-19 foi o pagamento de outras dívidas.
 
A IFC disse que estava conduzindo a devida diligência, por meio de avaliações, e monitorando como as práticas de empréstimo e as medidas de proteção dos mutuários estão sendo realizadas. No entanto, a IFC não especificou como tratou o não cumprimento por parte de um cliente. Muitos dos clientes da IFC estão sob escrutínio em vários Civil sociedade e relatórios da mídia que indicam práticas predatórias para mutuários em dificuldades financeiras.
 
Em suas respostas à Human Rights Watch, a IFC não forneceu medidas concretas para traduzir as conclusões do relatório do MIMOSA em decisões de investimento da IFC no Camboja. Em vez disso, a IFC apenas declarou que o relatório “informará as consultas de acompanhamento durante o ano sobre outras questões de mitigação relacionadas a empréstimos rotativos de alto risco”.
 
“Se a IFC leva a sério a proteção dos mutuários de microcréditos do Camboja, então é crucial que estabeleça referências claras para seus clientes com base em padrões de direitos humanos e estabeleça mecanismos de responsabilidade independentes para monitorar o cumprimento”, disse Robertson.
 
A Human Rights Watch instou repetidamente a IFC a agir de acordo com o Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos. A IFC e seus clientes têm a responsabilidade de respeitar os direitos humanos e de prevenir e minimizar os abusos de direitos. Isso deve incluir sistemas robustos de transparência, responsabilidade e remediação de qualquer dano que os projetos possam causar. o Estruturas de sustentabilidade da IFC, informado pelos Princípios Orientadores da ONU, estabelece os compromissos da IFC e os requisitos dos clientes, avaliando os riscos sociais e os impactos de seus investimentos.
 
“O Banco Mundial dificilmente é um novato no histórico ruim do Camboja em apreensões de terras e abusos de direitos, então ele deve agir imediatamente sobre essas preocupações de vendas coagidas de terras”, disse Robertson. “A IFC e os doadores internacionais para o setor de microcrédito do Camboja devem investigar com urgência os alegados abusos de direitos, tornar públicas suas descobertas e pedir ao governo cambojano que resolva esses problemas antes que muito mais pessoas percam suas terras e casas.”

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page