As águas minerais no Brasil: uma análise do mercado e da institucionalidade para uma gestão integrada e sustentável | Land Portal
GT

Resource information

Date of publication: 
April 2015
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
1980-993X
Pages: 
18
License of the resource: 

O presente artigo visa apresentar uma análise geral do mercado de águas minerais no Brasil, envolvendo para isso três considerações importantes: primeiramente analisa-se a estrutura de mercado predominante neste segmento, abordando-se a evolução e principais grupos que compõem o mercado brasileiro de águas minerais; posteriormente faz-se uma breve referência ao quadro legal e institucional sobre as águas minerais; e por fim, analisam-se direcionamentos para uma gestão ambiental integrada e sustentável nesse segmento. Busca-se, dessa maneira, contextualizar o mercado estudado nos parâmetros legais, institucionais e econômicos, bem como, suas principais implicações que podem ser decisivas no processo de gestão ambiental a ser utilizado pelas empresas, enfatizando a importância de mudanças em suas institucionalidades para uma maior excelência nesse processo. Tais mudanças passam pela consideração da água mineral como recurso hídrico, incluída na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), e não mais como um minério. Bem como, incluir também na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com uma visão completa do ciclo de vida do produto.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Pedro dos Santos Portugal Júnior
Bastiaan Philip Reydon
Nilton dos Santos Portugal

Corporate Author(s): 
GT
Com o objetivo de proporcionar o debate e a troca de experiência em relação às questões de terra no Brasil e no mundo, o Grupo de Governança de Terras do IE/Unicamp, promove pesquisas, estudos e assessorias no tema, bem como um evento anual sob o mesmo escopo. O Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico, em suas diferentes edições, têm proporcionado um espaço plural de discussão, reunindo os principais atores e instituições envolvidos com o tema, promovido importantes debates e discussões sobre tópicos relevantes no âmbito brasileiro e mundial.  
Publisher(s): 
AA
Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science (AMBIAGUA) is a journal of the University of Taubaté, edited by the Institute for Environmental Research in Hydrographic Basins (IPABHi), that publishes original articles which contribute to the advancement of Environmental Sciences and Water Resources. The journal began in 2006 and has published an edition every four months since then (April 30th, August 31st and December 31st). Beginning in 2014, it will be published quarterly (March, June, September and December). The abbreviated title of the journal is Rev.

Share this page