Brasil pode apoiar Timor-Leste a tornar-se autossuficiente na agricultura – Ramos Horta | Land Portal
Author(s): 
Da Redação com Lusa
Language of the news reported: 
Portuguese

Foto: egorgrebnev/flickr

Nesta terça-feira, o Presidente de Timor-Leste afirmou que o Brasil pode apoiar o país a tornar-se autossuficiente agricultura e na luta contra a extrema pobreza e subnutrição.

“Apoiar através da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] na área de agricultura. Timor finalmente vir a ser autossuficiente em toda a gama de agricultura para garantir segurança alimentar” disse José Ramos-Horta, em entrevista à Lusa, em Brasília, um dia depois de ter participado nas celebrações da tomada de posse do novo Presidente brasileiro, Lula da Silva.

“Futuramente virá uma delegação do Governo” frisou o chefe de Estado timorense, acrescentando: “Não vim para pedir ajuda financeira, felizmente Timor-Leste está muito folgado nessa área”.

O Brasil, um dos principais ‘celeiros’ do mundo, tem evoluído ao longo dos anos na sua tecnologia agrícola, muito por ‘culpa’ da Embrapa. Este setor, que emprega 19 milhões de pessoas do gigante sul-americano, só no mês de novembro conseguiu exportar produtos no valor de 11,94 mil milhões de euros, superou pela primeira vez a barreira dos 10 mil milhões de euros no mês.

José Ramos-Horta, que participou numa reunião bilateral com o novo Presidente do Brasil, disse ainda que outra das áreas em que poderá haver interesse mútuo de cooperação é a industria farmacêutica.

“Uma industria farmacêutica brasileira, uma industria de equipamento médico brasileiro em Timor-Leste tem um mercado enorme”, sublinhou o responsável timorense, recordando que o Brasil é uma das potências mundiais neste setor.

José Ramos-Horta recordou ainda que com a possível entrada de Timor-Leste na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) o país passa a ser uma porta de entrada para uma área com um mercado de 700 milhões de pessoas, sendo que a este número juntam-se Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Japão e China, cujos países têm um tratado de comércio com a ASEAN.

E quer incrementar a área da educação. “Não temos nenhum bolseiro timorense no Brasil, gostaríamos de ver bolsas de estudo brasileiras para timorenses”, disse, acrescentando ainda que gostaria de ver apoio do Brasil ao centro de formação de professores que está a ser criado em Timor-Leste.

À Lusa, José Ramos-Horta deixou ainda rasgados elogios à cerimónia daquele que considerou ser um “homem de Estado”, desde o desfile no Rolls-Royce – que serve a Presidência da República desde 1952 rumo ao Congresso e ainda os dois discursos feitos por Lula já oficialmente Presidente brasileiro

“Discursos extraordinários. Na profundidade do seu humanismo, da sua devoção à situação dos mais pobres, dos negros, dos povos indígenas”, disse, afirmando ter sido uma “grande cerimónia da entrega da faixa”.

Na opinião de José Ramos-Horta, Lula da Silva vai agora receber o país com uma “sociedade profundamente fragmentada, as instituições violadas e por isso muito fragilizadas”. Ainda assim, dando o exemplo dos Estados, considerou que as instituições prevaleceram.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.