South America | Land Portal

Latest news

3 February 2023
South America
Brazil
Asia
Japan
  • Reforestation using the Miyawaki method seeks to restore nature to its original state with results that can be seen in around six years.
  • Miyawaki works around three concepts: trees should be native, several species should be randomly planted, and the materials for the seedlings and the soil should be organic.
  • The method is suitable for urban areas, which gives it a significant capacity to connect human beings with nature, with benefits for the health and well-being of the population.
  • Different from other reforestation methods that may seek a financial return, like agroforestry, the motivation of the Miyawaki method is purely ecological.
With USAID support through the Land for Prosperity Activity, the Colombian government has begun deli
20 March 2023
Latin America and the Caribbean
South America
Colombia

With USAID support through the Land for Prosperity Activity, the Colombian government has begun delivering land titles as part of a far-reaching project to transform the territory and meet the Peace Accord commitments

Blogs

Discussions

Events

Library

Organizations

GT
Com o objetivo de proporcionar o debate e a troca de experiência em relação às questões de terra no Brasil e no mundo, o Grupo de Governança de Terras do IE/Unicamp, promove pesquisas, estudos e assessorias no tema, bem como um evento anual sob o mesmo escopo. O Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico, em suas diferentes edições, têm proporcionado um espaço plural de discussão, reunindo os principais atores e instituições envolvidos com o tema, promovido importantes debates e discussões sobre tópicos relevantes no âmbito brasileiro e mundial.  

The Rainforest Foundation UK (RFUK) is a non-profit NGO working in Africa and South America. It is one of the first international organizations to support the indigenous peoples of the world's rainforests in their efforts to protect their environment and fulfill their rights to land, life and livelihood. The Foundation aims to protect rainforests by securing the land rights of indigenous peoples and other forest-dependent communities. It also campaigns internationally on issues such as industrial logging, climate change, agricultural expansion and nature conservation.

OPAN
A Operação Amazônia Nativa (OPAN) é a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Há 50 anos atua pelo fortalecimento do protagonismo indígena no cenário regional, valorizando sua cultura, seus modos de organização social através da qualificação das práticas de gestão de seus territórios e recursos naturais, com autonomia e de forma sustentável.
 
Genero e Clima

A partir de 2018, o debate sobre mudança climática feito no Observatório do Clima amadureceu ao ponto de enxergar a necessidade de relacionar gênero e clima. Assim, seria possível ver com mais qualidade como essa mudança não atinge todas as pessoas da mesma forma.

 

Unicamp
A Unicamp foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.
UTPR
Missão
Desenvolver a educação tecnológica de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética, sustentável, produtiva e inovadora com a comunidade para o avanço do conhecimento e da sociedade.
 
Visão
Ser modelo educacional de desenvolvimento social e referência na área tecnológica.
 
Valores
ÉTICA: gerar e manter a credibilidade junto à sociedade.
 
DESENVOLVIMENTO HUMANO: formar o cidadão integrado no contexto social.
 
UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com sede em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, foi fundada em 18 de dezembro de 1960, com o objetivo de promover o ensino, a pesquisa e a extensão. Sua comunidade é constituída por cerca de 70 mil pessoas, entre docentes, técnicos-administrativos em Educação e estudantes de graduação, pós-graduação, ensino médio, fundamental e básico. São mais de 5.600 servidores, aproximadamente 2.500 professores e 3.200 TAEs.

OE

Editora Expressão Popular (Editora Expressão Popular)

Produzir ótimos livros, de qualidade e a preços acessíveis. Mas como atingir este objetivo? Só há um caminho: contar com a solidariedade de sujeitos dos movimentos populares e das universidades. Esse foi o motivo que reuniu, em janeiro de 1999, um conjunto de homens e mulheres das mais diversas faixas etárias, de diferentes profissões, e cujas  trajetórias tinham um traço em comum: o compromisso com a construção de um novo mundo. A partir disso iniciamos a organização de centenas de profissionais para colaborar conosco e transformar nossas ideias em realidade.


Acta Amazonica
Acta Amzonica is a multidisciplinary, peer-reviewed, open access, free-of-charge scientific journal for research in and about the Amazon region, published since 1971 by the Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, in Brazil.
 
Revista Territórios e Fronteiras

Revista Territórios e Fronteiras (Revista Territórios e Fronteiras)

A Revista Territórios e Fronteiras (ISSN 1984-9036) publica artigos, resenhas, entrevistas, dossiês e edições críticas de documentos relacionados, preferencialmente, à disciplina da História e aos temas associados à constituição de territórios e fronteiras na história, em suas diferentes formas, realidades e dimensões.
CNPQ

O CNPq foi criado pela Lei nº 1.310, de 15 de janeiro de 1951, com a denominação de Conselho Nacional de Pesquisas. Na ocasião, o art. 1º, §1º dessa lei atribuiu ao conselho personalidade jurídica própria e o subordinou diretamente à Presidência da República. Posteriormente, a Lei nº 6.129, de 6 de novembro de 1974 transformou o Conselho Nacional de Pesquisas no atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e reformulou sua configuração jurídica, atribuindo-o personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação.

RESR

A Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) é uma publicação mantida pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (Sober) há mais de trinta anos. Os colaboradores e leitores da RESR são professores, pesquisadores de empresas públicas, alunos de pós-graduação e profissionais de mercado.

Share this page