Chamada para apresentação de propostas: Agrofloresta para Timor-Leste | Land Portal

Foto: Martine Perre/UN Photo/Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)

A Comissão Europeia lançou uma chamada de propostas para promover o desenvolvimento verde e a ação climática no Timor Leste.

Objetivos do programa e questões prioritárias

Os objetivos específicos desta chamada são:

  • Melhorar um setor agroflorestal resiliente às mudanças climáticas que proporcione benefícios sustentáveis e justos a homens e mulheres timorenses, incluindo jovens e outros grupos vulneráveis.
  • Promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres por meio do desenvolvimento agroflorestal
  • Contribuir para a diversificação da economia timorense e aumentar a segurança alimentar e de renda por meio do apoio ao desenvolvimento sustentável do setor agroflorestal.
  • A prioridade desta chamada é apoiar os setores agroflorestais por meio de uma abordagem holística que inclua, no mínimo:
  1. Um processo participativo e de planejamento significativo: consultar as comunidades-alvo sobre a área mais adequada para intervenções agroflorestais comunitárias ou individuais, por meio, por exemplo, do Planejamento Participativo do Uso da Terra; consulta preliminar e regular com autoridades locais e nacionais; análise precisa das partes interessadas que busca sinergias e complementaridades.
  2. Foco na adaptação e mitigação das mudanças climáticas: priorizar, em consulta direta com as comunidades, os locais onde a agrossilvicultura pode aumentar a resistência a riscos climáticos, como enchentes. Prioridade em áreas intermediárias em terras degradadas.
  3. Uma abordagem de cadeia de valor, de produção a comercialização: é incentivada a promoção de uma massa crítica de produção para o mesmo produto que possa atrair o setor privado, com base em planos técnicos e comerciais com possível envolvimento de microfinanciamento para algumas infraestruturas, como esquemas de irrigação ou instalações de processamento.
  4. Sensibilidade ao gênero: este programa prioriza ações que visem à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. O Logframe apresentado com a proposta deve incluir indicadores relacionados a esses temas. Da mesma forma, uma porcentagem dos custos deve ser especificamente atribuída a atividades que busquem a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Os interesses e as necessidades dos jovens e de outros grupos vulneráveis (por exemplo, incluindo pessoas com deficiências) também devem ser devidamente considerados.
  5. Fortalecimento da sociedade civil: os projetos devem envolver as OSCs locais desde a definição até a implementação dos projetos como um recurso para o conhecimento local, mas também como meio de reforçar suas capacidades.
  6. Harmonização com as estratégias e políticas do governo: qualquer projeto deve estar totalmente alinhado com a estrutura jurídica, as prioridades, as estratégias e as políticas do governo.

Data limite: 1 de Julho de 2024

Para mais informações clique aqui.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.