III Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente | Land Portal

https://3elaagfa.weebly.com/

: Universidade Federal de Jataí 

: 21 a 27 de Novembro 2022

O Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente (ELAAGFA) acontecerá nos dias 21 a 27 de novembro de 2022, e neste ano a sede do encontro será a Universidade Federal de Jataí. O evento constitui-se como um fórum privilegiado para a discussão de problemáticas relacionadas com a Geografia Física e o Ambiente, congregando investigadores africanos, europeus e americanos.

As inscrições, vão de 01 de agosto a 01 de novembro, e podem ser feitas pelo site: https://3elaagfa.weebly.com/inscriccedilotildees.html

A ideia do encontro surgiu no final de 2015, na cidade de Guimarães-Portugal, após encontros realizados entre investigadores de língua portuguesa, do Brasil, de Portugal e de Moçambique, com objetivo de reunir acadêmicos oriundos dos três continentes, para discussão de temáticas diversificadas e abrangentes, abordando aspetos fundamentais da ciência geográfica, nas suas vertentes física e ambiental, com destaque para a sua aplicação ao ordenamento do território, aos riscos naturais e outras problemáticas ambientais, bem como à sua vertente didática.

  • -  O primeiro ELAAGFA ocorreu na cidade de Maputo-Moçambique, no ano de 2016, com o tema: Reflexões sobre a Geografia Física e o Ambiente num mundo em conflito.
  • -  O segundo ELAAGFA ocorreu na cidade de Guimarães-Portugal, no ano de 2018, com o tema: Desafios para afirmar a Lusofonia na Geografia Física e Ambiente.
  • -  O terceiro ELAAGFA ocorrerá na cidade de Jataí-Brasil, em 2022, com o tema: A importância da Geografia Física na (re)construção e (re)interpretação da paisagem Luso-Afro-Americana.

Share this page