O Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado é um evento organizado pelo Grupo PET/Biologia UFU-Uberlândia, e tem como objetivo expor e valorizar esforços institucionais e individuais que contribuam para a compreensão da importância do Bioma Cerrado na manutenção da biodiversidade, na prestação de serviços ecológicos, na subsistência de populações humanas tradicionais, e nas ações de monitoramento e mitigação dos imensos impactos que este bioma tem sofrido, com especial ênfase para aquelas realizadas na região do Triângulo Mineiro.
Desse modo, o Grupo PET/Biologia UFU-Uberlândia promoverá o III Simpósio Regional de Conservação da Biodiversidade do Cerrado a fim de valorizar, criar e refletir ações a serem tomadas para a conservação da savana brasileira. Para tanto, são necessários esforços de todos os setores envolvidos em atividades desempenhadas neste bioma, para que haja a valorização dos recursos e um melhor planejamento para o desenvolvimento sustentável do país.
Essa ação se dá com intuito de valorizar o bioma que nos cerca, além de proporcionar uma visão mais ampla de diversos assuntos envolvendo o tema em questão por profissionais da área, buscando ainda proporcionar a interação entre comunidade, profissionais e setores acadêmicos por meio da geração e socialização da produção científica e suscitar o debate e a proposição de ações conservacionistas.
Precedentes:
I Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado (2015): 168 participantes, 16 trabalhos apresentados, disponíveis em para download aqui;
II Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado (2017): 110 participantes, 33 trabalhos apresentados por 84 autores estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições cercadas pelo Cerrado: UFU, UFTM, UNIUBE, UNIPAC, UNITRI, USP, UNESP, IFGoiano, Faculdade Metropolitana de Anápolis, Instituto Estadual de Florestas e Instituto Onça Pintada). Confira o Livro de Resumos clicando aqui.
Formato do Evento:
O III Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado contará com: mini-cursos (31/08 e 1/09), palestras, mesas-redondas, sessões orais e sessão pôster (apresentação de trabalhos) e concurso fotográfico temático (02 e 3/09), tal qual ocorrente nas edições anteriores do evento.