O pensamento decolonial como práxis – no sentido de ação intencional em vista de um mundo transmoderno e pluriverso – tem se notabilizado como energia de luta e resistência de transformação social ante as relações (supra)estruturais de sistemas que deflacionam o valor da vida e como razão decolonial a incidir, por exemplo, em propostas epistemológicas “outras”, desde as inúmeras alteridades negadas pelo paradigma moderno-colonial. Não sem motivo, o pensamento decolonial tem marcado presença ético político-epistemológica na produção brasileira de mestrados e doutorados, seja sob a alcunha de “acadêmicos” ou de “profissionais”. Nessa perspectiva, buscamos com este Dossiê, congregar resultados de pesquisas, sistematizações de experiências (e de memórias), que promovam o desprendimento e a abertura em relação ao paradigma hegemônico de ciência, em vista da transmodernidade. Por isso, acolheremos artigos, relatos e ensaios – estrangeiros e nacionais – oriundos da Educação, do Ensino e de outras áreas do conhecimento, a contribuir com o debate sobre os modos de fazer ciência, desde a chave decolonial.
Among Cameroonian climate activists, there is a growing desire for the rights and voices of women, youth, and communities to be included in the decisions that affect their forests and their future.
Foto: Divulgação CPLP
MCTI representou o Brasil no seminário que debateu medidas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas
Par Arnauld Ulrich Chyngwa
Officiellement lancé lors de la 19ème Réunion des Parties du Partenariat des Forêts du Bassin du Congo
Crise da pandemia, impactos na economia e baixa expectativa de vida afetaram as nações lusófonas; Portugal está na posição mais alta do grupo de nove economias, enquanto Moçambique está mais abaixo.
Uma coligação internacional para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis deve ser lançada em março deste ano, numa parceria liderada pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, CPLP.
Une nouvelle feuille de route pour permettre au CORAF de renforcer sa coopération avec ses partenaires en Afrique centrale a été arrêtée suite à de larges consultations avec les acteurs centrafricains.
En 2019, NELGA a officiellement lancé son nœud d'Afrique centrale au Cameroun avec un pôle régional à l'Université de Yaoundé I.
O Centro de Ética Energética lançou o concurso Africa@2050 Ficção Climática, uma iniciativa para reunir escritores e pesquisadores com o objetivo de elaborar, de forma colaborativa, soluções inovadoras e de futuro para os desafios colocados pelas mudanças climáticas ao continente africano e ao mundo em geral.
O Aspire Grant Program fornece subsídios de pesquisa de até US $ 5.000 para estudantes de graduação africanos e profissionais de início de carreira que trabalham nas áreas de biodiversidade, conservação e sustentabilidade ambiental na região da Bacia do Congo.
Por que a bacia do Congo?
Estão abertas inscrições para o Prêmio GoGettaz Agripreneur Prize, que é uma competição pan-africana de jovens empreendedores (as) inovadores (as) que buscam a oportunidade de financiamento de projetos no setor agroalimentar no continente Africano.
Os camponeses, pescadores, pastores e outras pessoas que trabalham em áreas rurais produzem a maioria da comida saudável e diversa que comemos todos os dias. Na Europa e em todo o mundo, desempenham um papel central para assegurar a soberania alimentar das nossas comunidades e a resiliência do nosso sistema alimentar face às alterações climáticas.