Confrontos entre Produtores, camponeses e investidores na Zambézia, norte de Moçambique, no contexto de pressões relativas ao lucro em investidores europeus | Land Portal
PDF icon Download file (212.75 KB)

Resource information

Date of publication: 
April 2012
Resource Language: 
Pages: 
20
License of the resource: 

Investidores agrícolas estrangeiros estão em conflitos com camponeses locais em Moçambique, num confronto sobre modelos agrícolas e desenvolvimento. Investidores estrangeiros de olho em terra aparentemente vaga, prometem lucros elevados (muitas vezes inflacionados) a investidores e parceiros locais. Alguns esperam capitalizar com créditos de carbono ou produzir biocombustíveis e alegam ser investimentos “verdes” (ecológicos). Todos prometem empregos, escolas e desenvolvimento local. Apoiantes locais auxiliam os investidos de fora e as suas plantações com termos como "progresso" e "modernização". A alternativa é modernizar os proprietários rurais para que se tornem pequenos agricultores comerciais, criando potencialmente mais empregos e para que se movam mais rapidamente para reduzirem a pobreza. A província do norte, Zambézia teve duas escolhas. Uma grande companhia retirou-se, ao invés de discutir com os camponeses locais e dominar a terra para produzir alimentos. Mas outros dois investidores preferiram insistir e ter de chegar a um conflito com as comunidades camponesas locais.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Norfelk, Saimon & Hanlon, Joseph
Publisher(s): 

The World Bank is a vital source of financial and technical assistance to developing countries around the world. We are not a bank in the ordinary sense but a unique partnership to reduce poverty and support development.

Share this page