Revista em Desenvolvimento e Meio Ambiente | Land Portal | Securing Land Rights Through Open Data
DMA
Acronym: 
DMA

Location

REVISTA DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
Rua dos Funcionários, 1540, Setor de Ciências Agrárias,
80035-050 Curitiba , Paraná
Brazil
Paraná BR
Postal address: 
Beco São Gonçalo, 118 - Boa Vist
Working languages: 
English
Portuguese

A revista Desenvolvimento e Meio Ambiente é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os principais objetivos da revista são publicar artigos de qualidade sobre temas socioambientais nos âmbitos local, nacional e internacional e divulgá-los amplamente em vários circuitos acadêmicos. Ancorado em uma perspectiva interdisciplinar, o foco central da revista é a discussão de problemáticas que se inscrevam na intersecção entre sociedade e natureza. Seu foco socioambiental busca uma visão inovadora, multidimensional e abrangente, que se origine em um diálogo profundo entre os vários campos do conhecimento científico. Artigos de caráter estritamente disciplinar ou de natureza exclusivamente técnica deverão ser encaminhados para outros periódicos e não serão considerados para publicação, independentemente da sua qualidade.

 

Revista em Desenvolvimento e Meio Ambiente Resources

Displaying 1 - 4 of 4
DMA
Journal Articles & Books
May 2019
South America
Brazil
Na análise de conflitos socioambientais por mineração, vários trabalhos têm apontado as diversas causas que originam estes cenários de tensão sobretudo em comunidades locais. Contudo, um aspecto pouco abordado é a percepção dos riscos como causa de um conflito socioambiental.
DMA
Journal Articles & Books
November 2018
South America
Brazil
Desde o final dos anos 1960, a questão ambiental começa a ganhar nova qualidade com a emergência dos movimentos populares, evidenciando que a crise ambiental é uma faceta da crise epistêmica e política, marcada pela colonialidade do saber e do poder.
DMA
Journal Articles & Books
November 2018
South America
Brazil

As reservas extrativistas, um dos legados do movimento organizado dos seringueiros do qual Chico Mendes foi um dos grandes protagonistas, foram idealizadas como proposta de desenvolvimento para Amazônia e para os povos da floresta, alternativa ao modelo estatal hegemônico, de características ambientalmente predatórias e socialmente excludentes.

DMA
Journal Articles & Books
August 2016
South America
Brazil
Tendo como pano de fundo o debate sobre a relação entre uso dos recursos naturais, economia e sustentabilidade, neste trabalho objetiva-se discutir o lugar do extrativismo no contexto do Desenvolvimento considerando as diferentes perspectivas sobre essa atividade na Amazônia brasileira.

Share this page