Garimpo: o mal que perdura no Xingu | Land Portal
Foto: ISA

Informations sur la ressource

Date of publication: 
juin 2023
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
25D00104
Pages: 
76
License of the resource: 

Diante de uma nova onda de garimpo nas áreas protegidas da bacia do Xingu, que se intensificou a partir de 2019, a Rede Xingu+ divulgou em 2020 um dossiê detalhando os principais focos de exploração garimpeira na região e que colocavam em risco, somada à epidemia de Covid 19, várias comunidades in- dígenas e ribeirinhas.

De lá para cá, o garimpo ilegal no Xingu ganhou força du- rante o governo Bolsonaro, resistindo às escassas operações de fiscalização e avançando para novas áreas. Foram quatro anos de derrubada de floresta, destruição de leitos de rio e contaminação de igarapés, além dos conflitos e impactos so- ciais causados pela invasão garimpeira nas terras indígenas e unidades de conservação.

Auteurs et éditeurs

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Instituto Socioambiental - ISA

Publisher(s): 
ISA
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.


 


Partagez cette page