Petição para Fortalecer os Direitos Humanos dos Camponeses | Land Portal

Os camponeses, pescadores, pastores e outras pessoas que trabalham em áreas rurais produzem a maioria da comida saudável e diversa que comemos todos os dias. Na Europa e em todo o mundo, desempenham um papel central para assegurar a soberania alimentar das nossas comunidades e a resiliência do nosso sistema alimentar face às alterações climáticas. Contudo, as pequenas propriedades estão a desaparecer rapidamente e a agricultura camponesa está sob ameaça devido à expansão da agricultura industrial, à acumulação de terras e ao desmantelamento do apoio público.


Os camponeses e outras pessoas que trabalham no mundo rural enfrentam discriminações sistemáticas, sendo as mulheres rurais particularmente afetadas. Elas precisam do vosso apoio para continuar a criar alternativas agroecológicas e resilientes à agricultura industrial e para desenvolver sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis para o futuro do nosso planeta.


O processo respeitante à “Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e outras Pessoas que Trabalham em Áreas Rurais” visa criar um instrumento internacional de direitos humanos para melhorar a promoção e proteção dos seus direitos e focar a atenção nas ameaças e na discriminação de que são alvo camponeses e outras pessoas envolvidas na produção de pequena escala de alimentos em todo o mundo. O atual draft da Declaração é resultado do trabalho desenvolvido pela La Via Campesina (LVC) durante mais de 15 anos, apoiado pela FIAN International e pelo CETIM (Europe Third World Centre), com o apoio de outros movimentos sociais. Este processo tem uma estratégia única, na medida em que prevê o reconhecimento da Declaração pelas Nações Unidas e no sistema de governança internacional dos direitos humanos, através das vozes, preocupações e reivindicações levantadas pelos movimentos camponeses de base. A maioria das mesas de trabalho de lobby decorrem no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas durante sessões do grupo de trabalho intergovernamental; a próxima sessão está marcada para 15 a 19 de maio de 2017. De forma a pressionar os governos, precisamos de fortalecer a nossa posição e conferir-lhe um forte e amplo eco em toda a Europa.


Junte-se ao movimento pelos Direitos dos Camponeses e encoraje a UE e os seus Estados Membros a participarem ativamente e de boa-fé na elaboração de uma “Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses”. Exija que o Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país reconheça os Direitos dos Camponeses, incluindo os seus direitos à terra, sementes, biodiversidade, rendimentos e qualidade de vida decentes e meios de produção. Exija agora o direito dos povos à soberania alimentar, assinando esta petição.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page