Indígenas fecham parte da Esplanada dos Ministérios em protesto do Acampamento Terra Livre | Land Portal | Asegurando los Derechos a la Tierra a través de Datos Abiertos
Cerca de 4 mil pessoas marcham pelo centro de Brasília, segundo organizadores; PM estima público de 2,5 mil. Veja fotos.

 

Foto: Marília Marques/G1DF

Indígenas entram em espelho d'água do Palácio da Justiça durante marcha do 15º acampamento Terra Livre — Foto: Marília Marques/G1DF
 
Indígenas de todo país, reunidos em Brasília para a 15ª edição do Acampamento Terra Livre, protestaram na Esplanada dos Ministérios nesta sexta-feira (26). Alguns chegaram a tirar a roupa e nadaram no espelho d'água do Palácio da Justiça.
 
Na água, eles cantaram, entoaram palavras de ordem e tomaram banho na cascata que cai do prédio que pertence à pasta do Ministro Sérgio Moro.
 
Segundo os organizadores, cerca de 4 mil pessoas participam da marcha que ocupou as seis faixas do Eixo Monumental; a Polícia Militar estimava público de 2,5 mil no início do ato. Os indígenas pedem a demarcação de terras e a "manutenção de direitos básicos".
 
O Eixo Monumental – da Rodoviária do Plano Piloto sentido Congresso Nacional – foi interditado. A segurança na Esplanada foi reforçada desde uma semana antes do início do acampamento.
 
Foto: Bruno Marques/Apib
Indígenas fecham parte da Esplanada dos Ministérios em protesto do Acampamento Terra Livre — Foto: Bruno Marques/Apib
 
O Acampamento Terra Livre, que é a maior conferência do Brasil sobre povos tradicionais, começou na terça-feira (23) e tem programação até esta sexta-feira (26). O tema, este ano é “Sangue indígena, nenhuma gota a mais”.
 
O grupo também é contrário à proposta de municipalização dos serviços de saúde e protesta contra medidas recentes, como mudanças na Funai – antes vinculada ao Ministério da Justiça.
 
Marcha
 
A marcha começou por volta das 9h. Com instrumentos musicais e munidos de arcos e flechas, os indígenas pararam, primeiro, na entrada principal do Ministério de Direitos Humanos. No local, eles pediram a "saída de ruralistas da Funai".
 
Foto: Marília Marques/G1DF

Indígenas fecham parte da Esplanada dos Ministérios em protesto do Acampamento Terra Livre — Foto: Marília Marques/G1DF

 

"Protestamos pelo fortalecimento da saúde indígena e para que o ministro Sérgio Moro reencaminhe a Funai para o Ministério da Justiça. Não podemos permitir que a Funai permaneça sob o comando de ruralistas", afirmou Dinamam Tuxá, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
 
Segurança
 
Até o meio-dia, a PM não tinha registro de conflitos relacionados ao ato. A corporação montou um cordão de isolamento para impedir a passagem dos manifestantes para o gramado do Congresso Nacional.
 
Grades também foram colocadas no local para que o grupo não se aproxime da entrada principal da Câmara Federal.
 
Foto: Marília Marques/G1DF
PM montou cordão de isolamento dos manifestantes no Congresso Nacional — Foto: Marília Marques/G1DF
 
Foto: Marília Marques/G1DF

Indígenas do 15º Acampamento Terra Livreem marcha na Esplanada dos Ministérios — Foto: Marília Marques/G1DF

Foto: Marília Marques/G1DF

Indígenas do 15º Acampamento Terra Livre em marcha na Esplanada dos Ministérios — Foto: Marília Marques/G1DF

 Foto: Marília Marques/G1DF

Indígenas do 15º Acampamento Terra Livre com faixas em marcha na Esplanada dos Ministérios — Foto: Marília Marques/G1DF

Foto: Marília Marques/G1DF

Indígenas do 15º Acampamento Terra Livre marcham no Eixo Monumental — Foto: Marília Marques/G1DF

Foto: Marília Marques/G1DF

Indígenas do 15º Acampamento Terra Livreem marcha na Esplanada dos Ministérios — Foto: Marília Marques/G1DF

 

 

Comparta esta página

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.